© 2023 by "This Just In". Proudly created with Wix.com

Dez centímetros acima do chão

 

Cosac Naify

2014

 

Dez centímetros acima do chão, primeira antologia de contos de Flavio Cafiero, é um livro sobre o que não está dito. Em alguns dos 14 contos, os subtextos surgem em notas de rodapé e se revelam para o leitor. Em outros, o leitor encontra sentidos camuflados em detalhes cotidianos: um cão deitado no caminho pode ser uma mensagem cifrada, uma planta doente prevê o futuro, um oratório no canto da sala encerra histórias ocultas. Em outros, ainda, o implícito vem flagrado em instantes suspensos, como numa foto: a borbulha de infiltração no assoalho, a expressão de susto no rosto do interlocutor, o pequeno salto dez centímetros acima do chão. 

 

"Nesta sólida coletânea de contos, Cafiero revira as miudezas da classe média com um estilo abrasivo, irônico e formalmente insubordinado. Com determinação obsessiva e discursos caudalosos, seus tipos nos expõem um catálogo de ansiedades, sofrimentos, esperanças e mesquinharias da vida moderna". (Daniel Galera)

 

Dez centímetros acima do chão foi contemplado com o Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2013 pelo "domínio da narrativa, o controle do ritmo e a proposta estética coerente dos textos" e um dos vencedores do 57º Prêmio Jabuti. O conto Estudos Recentes foi selecionado pela Fundação Biblioteca Nacional para a edição da Feira de Paris da Revista Machado de Assis em 2015.

 

Coordenação editorial: Marta Garcia e Heloísa Jahn

 

Clique aqui para ler o conto Estudos Recentes ou aqui para a versão em inglês.